8 melhores livros de romance que todo mundo deveria ler

Melhores Livros de Romance / Amor

Na história da literatura, os livros de romance românticos sempre fizeram um grande sucesso e, há séculos, este é um dos gêneros mais lidos em todo o mundo.

Ao longo do tempo, as histórias foram se transformando, mas temas que são intrínsecos ao ser humano, permanecem conquistando os corações dos leitores, fazendo-se presentes nos romances.

Não é à-toa que existem inúmeras obras incríveis de romance e, para te ajudar a escolher sua próxima leitura do gênero, selecionamos os 8 melhores livros de romance que todo mundo deveria ler – entre os mais clássicos aos contemporâneos! 

1. Orgulho e Preconceito, de Jane Austen

Uma clássica história de amor que já rendeu diversas adaptações cinematográficas, inspirou inúmeros escritores e obras e foi publicada há mais de 200 anos, Orgulho e Preconceito é aquele clássico indispensável para quem ama histórias de romance.

Com uma protagonista inteligente e observadora, Orgulho e Preconceito nos apresenta a história de Elizabeth Bennet e Mr. Darcy, um excelente bom partido, com alta posição social e grande arrogância. 

A princípio o orgulho e preconceito dos protagonistas falam mais alto, levando-os aos mais diversos mal entendidos que os repelem. No entanto, conforme as relações se estreitam, a verdade começa a aparecer e o amor mostra-se um sentimento mais forte do que qualquer outro.

2. Jane Eyre, de Charlotte Brontë

Outro grande clássico da literatura romântica que já inspirou muitos filmes, Jane Eyre sofreu com muitas perdas ainda pequena: tornou-se orfã e viveu em uma instituição de caridade, até conseguir um trabalho como governanta e descobrir o amor…  Mas, com este, veio também um grande segredo, que a precisou fazer recomeçar novamente sua vida.

Jane Eyre é uma história de amor, que trata todo o desenvolvimento da protagonista com grande riqueza e complexidade, e tornou-se um grande clássico. 

3. O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë

O romance entre a geniosa Catherine Earnshaw e seu irmão adotivo Heathcliff é marcado por uma extrema conexão, mas, ao mesmo tempo,  intensos sentimentos.

Com várias críticas sociais e personagens bem construídos, O Morro dos Ventos Uivantes é aquela história que consegue prender o leitor e envolvê-lo nos mais diversos sentimentos que são, primeiramente, sentidos pelos personagens. 

O livro também já inspirou diversas adaptações para o cinema, conquistando diferentes gerações. 

4. Como eu era antes de você, de Jojo Moyes

Ao buscar por um trabalho para ajudar seus pais, Louisa Clark vai trabalhar como cuidadora de Will Traynor, que ficou tetraplégico após um acidente.

O jovem rico, inteligente e mal-humorado, aos poucos conquista o coração de Louisa e lhe faz enxergar muitas outras possibilidades de vida que ela até aos seus 26 anos ainda não cogitava, e Louisa acaba trazendo mais cor e alegria para a vida de Will. 

Um romance arrebatador que faz o leitor ficar grudado nas páginas da história do começo ao fim, e que inspirou o filme homônimo lançado em 2016 que foi um grande sucesso de bilheteria. 

5. Um Dia: Vinte Anos, Duas Pessoas; de David Nicholls

Outro grande romance contemporâneo que inspirou um excelente filme, Um Dia conta a história de Emma e Dexter, dois jovens que se conheceram na faculdade, em 1988. Ao longo de 20 anos, o livro vai contando a história desses dois personagens um dia por ano, mostrando como estão suas vidas e seu relacionamento.

Um Dia é aquele romance conturbado e intenso, cheio de circunstâncias adversas e que mostra como o amor pode ser mais difícil do que parece.

6. Diário de uma Paixão, de Nicholas Sparks

Um dos maiores escritores de romance nas últimas décadas, Nicholas Sparks é o autor da belíssima história de Diário de uma Paixão.

Noah e Allie são dois jovens com realidades bem distintas, mas que se apaixonam profundamente na juventude. As circunstâncias adversas e a grande diferença social entre eles, no entanto, acabam afastando-os, até que se reencontram anos depois e a intensa paixão que sentiam um pelo outro  prova-se verdadeira.

Com dois protagonistas que possuem uma grande química, Diário de uma Paixão é aquele livro que provoca emoções em todo leitor. 

7. P.S. Eu Te Amo, de Cecelia Ahern

Um livro cheio de emoções que inspirou um filme arrebatador, P.S. Eu Te Amo conta a história de Gerry e Holly, um casal que se conhecia desde a infância e compartilhava um profundo amor, acreditando que ficariam juntos até a velhice.

Porém, o improvável acontece e Gerry morre. Próximo do seu aniversário de 30 anos, Holly descobre uma caixa com várias cartas do amado, que a ajuda a superar a solidão e enfrentar esta nova vida com mais coragem.

P.S. Eu Te Amo é aquele livro que leva o leitor às lágrimas, mas também o faz rir e refletir sobre a vida e o amor. 

8. Amor(es) Verdadeiro(s), de Taylor Jenkins Reid

Uma das escritoras mais aclamadas dos últimos anos, Taylor Jenkins Reid é a autora de Amor(es) Verdadeiro(s), um romance que vai conquistar todos os leitores apaixonados pelo gênero.

Na história, acompanhamos o desenvolvimento do romance entre Emma e Jesse, que se conheceram e se apaixonaram ainda na escola. Após anos de casados, uma tragédia os separa. Jesse desaparece no Pacífico, quando o helicóptero no qual ele viajava cai no mar. 

Emma precisa reconstruir sua vida sem o seu grande amor, e após o luto e sofrimento, começa a se descobrir como uma nova pessoa, reencontra um velho amigo e redescobre o amor. Até que Jesse é encontrado vivo, anos depois do acidente, e volta para casa, esperando encontrar sua esposa.

A história trata de vários temas impactantes como o luto, as transformações da vida e as diferentes formas de amar as pessoas. Um romance que, com certeza, daria um filme incrível!

Entre clássicos e contemporâneos, livros de romance possuem essa incrível capacidade de mexer com as mais diversas emoções dos leitores, mostrando personagens imperfeitos e histórias que nos fazem rir, suspirar, se emocionar…

Conta aqui nos comentários se você já leu alguma dessas histórias e o que achou, nos indique também um livro de romance que você amou e acha que merece estar nesta lista!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *