A sociedade de consumo convida as pessoas a seguirem determinados padrões de beleza impostos pela mídia e pelo discurso do mercado. O número crescente de cirurgias plásticas realizadas no Brasil demonstra que a relação médico-paciente nesse tipo de contrato é um objeto digno de estudo, tendo repercussão, inclusive, nos tribunais pátrios, devido às ações de reparação por erro médico nesses procedimentos.
O Código de Ética Médica é expresso em determinar que a relação entre médico e paciente não configura relação de consumo. Como, então, encarar esse vínculo obrigacional? Somente sob a ótica do Código Civil?
Ou existe alguma outra forma de hermenêutica jurídica que permita, sim, a aplicação do Código de Defesa do Consumidor? A presente obra tem por escopo analisar a relação médico-paciente de cirurgia plástica tomando por base as premissas do culturalismo/tridimensionalidade do direito, bem como a teoria do diálogo das fontes.
A construção do discurso visa a fornecer ao operador do Direito subsídios para o embasamento de petições iniciais, sentenças ou mesmo trabalhos acadêmicos, considerando sempre a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça e dos tribunais inferiores.
As obrigações de meio, resultado ou mistas, assim, são estudadas numa perspectiva multifocal – considerando as interações entre Direito e demais ciências humanas. Considera-se até mesmo que numa sociedade de risco como a atual o consumidor que contrata uma cirurgia plástica possa ser exposto à situação de superendividamento, fato que comprometeria o seu mínimo existencial.
Por último, mas não menos importante, a obra considera a realidade do Novo Código de Processo Civil para as situações que envolvam o erro médico em cirurgia plástica.
Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.
Autor(es) | |
Editora | Lumen Juris |
Idioma | Português |
ISBN | 8551900781 9788551900789 |
Formato | Capa comum |
Páginas | 228 |
Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.
Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.
Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro A Aplicação do Código de Defesa do Consumidor à Relação Médico-paciente de Cirurgia Plástica. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.
A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.