Livro A Criminologia Cultural e a Criminalização Cultural Periférica

O conteúdo tem por objeto o estudo da Criminalização das Culturas Periféricas, sob a perspectiva da Criminologia Cultural, buscando entender no contexto nacional e também internacional o porquê de manifestações culturais, tradições, identidades, símbolos e significados são objetos de uma política penal, em detrimento de uma política cultural.

Para entendermos melhor a Criminalização Cultural, o autor propõe inicialmente um mergulho pela dicotomia criminológica das Teorias do Consenso e do Conflito. Assim, como base em uma Criminologia do Conflito associando as premissas Teorias das Subculturas Delinquentes, Labelling Approach e Crítica, que emerge a Criminologia Cultural.

Para o êxito do trabalho, foram utilizados procedimentos de análise histórica, filosófica sociológica, criminal e comparativa, visando sempre a interdisciplinariedade do estudo. A pesquisa empregada consiste em consultar fontes primárias como, legislação, jurisprudências: nacionais e internacionais, além de extensa pesquisa bibliográfica.

Entre outros tópicos, foram abordados os desafios do multiculturalismo, o qual traz as sociedades ocidentais por meio da imigração, cultura, tradição e costumes, que são tidos como criminosos nas sociedades ocidentais; os atos de vandalismo e violência no contexto do lazer, à luz dos pensamentos criminológicos; o tédio como fator determinante aos atos de subversão; a influência punitiva pela mídia e a fabricação de pânicos e panaceias morais; as políticas de tolerância zero em relação às culturas dos marginalizados.

Fomentar a discussão criminológica e expandir o estudo das teorias criminológicas contemporâneas tem sido nosso principal objetivo e o presente livro é um instrumento bastante útil nas pesquisas sobre Criminologia Cultural.

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraLumen Juris
IdiomaPortuguês
ISBN8584407146 9788584407149
FormatoCapa comum
Páginas212
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro A Criminologia Cultural e a Criminalização Cultural Periférica. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões

Nós recomendamosindicamos a leitura...

A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.

Leia agora! →