Livro A Idade Media No Cinema

A Idade Média sempre rendeu bons temas para o cinema - tanto o de arte como o mais comercial. Cavaleiros mitos costumes roupas batalhas espadas escudos enfim uma série de elementos aparecem na tela e criam na olhar do espectador uma sensação de realidade.

Mas terá sido mesmo assim a Idade Média Por que será que o cinema encontrou nesse longo período histórico um motivo para os seus roteiros Em A Idade Média no Cinema recém-lançado pela Ateliê Editorial com organização dos medievalistas José Rivair Macedo e Lênia Márcia Mongelli os grandes filmes sobre o Medievo são analisados por especialistas em seis ensaios.

O livro idealizado a partir de curso de extensão universitária sobre o tema ministrado inicialmente na USP em 2001 torna-se de saída uma referência para os estudos em cinema e história.

O evento que deu origem à obra passou por várias instituições de ensino e pesquisa até 2004 atraindo público grande e interessado. Todos os estudos apresentados foram feitos por 'profissionais do Medievo' como diz Lênia Márcia Mongelli professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da USP.

Como ela mesma diz na apresentação do livro 'quaisquer que sejam os enfoques metodológicos e analíticos adotados nos seis ensaios abordando seis diferentes filmes textos compostos segundo o gosto e as convicções pessoais de cada autor o tema das relações entre História e ficção é uma constante'.

Essa preocupação permeia todos os ensaios. Em 'Cinema e Idade Média: Perspectivas de Abordagem' José Rivair Macedo professor de História da UFRGS faz uma introdução ao tema destacando a tradição cinematográfica de retomar os temas do Medievo como motivo para os filmes.

Como ele deixa claro quando se analisa um filme histórico 'o que está em pauta é a necessária articulação analítica entre este conjunto de elementos intrínsecos à própria expressão cinematográfica e o contexto histórico e social que o produziu'.

Macedo comenta várias obras e autores buscando a relação entre história e representação tanto no cinema comercial como no de autor. Para sua bela apresentação do assunto ele parte de três categorias de filmes propostas pelo estudioso François de la Bretecque: 'Os 'filmes de historiadores' em que a ficção pretende ilustrar um ponto de vista a respeito do passado com base num saber erudito; os 'filmes de personagens históricos' em que a época é enfocada a partir do protagonista do enredo; os 'filmes de aventura' em que a ação transcorre num passado distante e o contexto desempenha papel secundário'.

Ele comenta importantes obras de Eisenstein Bergman Tarkovski e Pasolini até desembocar no cinema de aventura hollywoodiano com sua paixão pelo ciclo arturiano sempre rendendo alguma bilheteria polpuda e muito corre-corre em cena.

Já Yara Frateschi Vieira professora de Literatura Portuguesa na Unicamp analisa A Paixão de Joana d'Arc de Carl Dreyer que teve grande preocupação com a verdade histórica; Lênia Márcia Mongelli aborda O Sétimo Selo um dos clássicos de Ingmar Bergman considerado pelo diretor como 'um poema moderno apresentado com material medieval muito livremente manipulado'; já O Incrível Exército de Brancaleone de Mario Monicelli mestre da 'Comédia à Italiana' é interpretado por Giulia Crippa professor de Ciência da Informação na USP a partir do contexto italiano em que o filme foi produzido ou seja no pós-guerra; Cybele Crossetti de Almeida professora de História da UFRGS mostra como o cinema se apropriou de práticas medievais da guerra num filme como Henrique V de Kenneth Branagh adaptado da obra homônima de Shakespeare; o 'imaginário viking' contemporâneo que entra tanto no cinema como nas histórias em quadrinhos é o tema de José Rivair Macedo no ensaio 'Rindo da Mitologia Nórdica: O Sentido da Violência em As Aventuras de Erik o Viking'; o último ensaio do livro de Eduardo Henrik Aubert doutorando em História Social na USP trata do filme norueguês Kristin Lavransdatter dirigido por Liv Ullmann.

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraAteliê
IdiomaPortuguês
ISBN8574804215 9788574804217
FormatoCapa comum
Páginas272
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro A Idade Media No Cinema. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões

Nós recomendamosindicamos a leitura...

A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.

Leia agora! →