Livro Anônimos

É da matéria corriqueira dos dias que Silviano Santiago, em quase 50 anos de carreira literária, tem extraído seus personagens. Sua obra: um mosaico que explora a diversidade do tecido sócio-cultural brasileiro.

Em geral e à primeira vista, são tipos envoltos pela macilência da rotina e pelas inquietudes da memória. Seres que experimentam o deslocamento e um sentimento de exílio muito peculiar, como tem apontado a crítica.

Mas, sobretudo, tipos que, no desdobrar do texto, desvelam identidades densas, entrecortadas por pontos obscuros e, por isso mesmo, tão valorosa do ponto de vista literário. À luz do estilo de Santiago, o espaço íntimo — que diz tanto da sociedade brasileira — ganha dimensões simbólicas e traiçoeiras.

Em Anônimos, Santiago lança mão do ordinário como ponto de partida para uma perturbadora poética da experiência popular. O processo de transformar cinzas em sabão, empreendido por uma das personagens, no fundo de uma casa pobre de Belém, torna-se a descrição de um ritual de puro encantamento.

Assim como a solidão de um menino sonhador, filho único de uma família paupérrima irradia traços de surrealismo. Ele recebe a visita de anjos, sonha “em tecnicolor com um bando de patos selvagens” Mergulhados nessas brasilidades, os personagens de Anônimos desfilam por itinerários que mesclam o real ao fictício.

Nos cenários da maioria dos contos, pululam nesgas do Rio de Janeiro — um barzinho no calçadão da Avenida Atlântica, o boteco Belmonte, um apartamento na Barão da Torre, o Teatro Villa Lobos, as ruas da Lapa, um prédio de conjugados em Copacabana.

Em outros, respira-se os ares de plagas diversas — as montanhas petropolitanas, a Praça da República de Belém do Pará, as ruas de Belo Horizonte. Mapas marcados por um vocabulário exuberante, que diz muito de seu entorno — cabrocha, bicho-carpinteiro, lambisgoia, rolinhas e sanhaços, bilboquê, beque limpa-trilhos.

Um universo que, com a assinatura primordial de Santiago, à guisa de uma piscadela burlesca, é quase todo escrito em primeira pessoa. Idade Mínima Recomendada: 18 Anos

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraRocco
IdiomaPortuguês
ISBN8532525814 9788532525819
FormatoCapa comum
Páginas192
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Anônimos. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões

Nós recomendamosindicamos a leitura...

A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.

Leia agora! →