Livro Arte da Pequena Reflexão Poema em Prosa Contemporâneo

Este livro apresenta uma ampla reflexão sobre a natureza intrínseca do gênero do poema em prosa a partir da análise de alguns autores contemporâneos. Seu autor parte do pressuposto de que a indagação sobre as qualidades e os procedimentos desse tipo de escrita permite delinear conceitos em torno a um tema próximo do paradoxal.

Como definir o poema em prosa? Que tipo de linguagem prioriza? Quais são as características do gênero? Dúvidas naturais que antecedem o juízo sobre qualquer texto inserido nessa atmosfera. Para contornar a abrangência do assunto, paixão segue uma linha de abordagem que seleciona e desenvolve alguns aspectos teóricos, sempre acompanhados da análise de poemas significativos.

Com isso, o texto torna-se menos árido e chama a atenção para certa produção recente, tirando o assunto da zona de 'invisibilidade' em que se encontra, no contexto da crítica literária brasileira.

Na introdução, são apresentados três pontos que se complementam e oferecem a base da discussão posterior - a (in)definição do poema em prosa; as origens francesas; Baudelaire e sua obra-prima, petits poèmes en prose (1869).

Sem a pretensão de ser panorâmico nem aprofundado, dá preferência à tradição francesa, por ter sido a mais vigorosa no plano internacional e a de maior influência em língua portuguesa.

A parte 1 do livro dedica-se aos tópicos de linguagem e composição. Noções como metonímia, fragmento, narração, descrição e ritmo são consideradas, à luz do gênero, como forma de capturar a dinâmica interna do poema em prosa.

Ao se compreender a especificidade desses recursos, amplia-se também o entendimento dessa poética. Já a parte 2 volta-se para ler e interpretar a tensão lírica, tal como aparece em alguns autores contemporâneos e com produção consolidada.

Poemas de Herberto Helder, Charles Simic, Yves Bonnefoy e de outros escritores são evocados para ressaltar um ou outro aspecto teórico, ao mesmo tempo em que exemplificam a produção das últimas décadas.

Ao longo desse roteiro, arte da pequena reflexão - poema em prosa contemporâneo mescla teoria e análise poética, em boa dosagem, capaz de articular uma visão abrangente sobre o gênero, articulando-o com a sensibilidade do nosso tempo.

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraIluminuras
IdiomaPortuguês
ISBN857321452X 9788573214529
FormatoCapa comum
Páginas212
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Arte da Pequena Reflexão Poema em Prosa Contemporâneo. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões

Nós recomendamosindicamos a leitura...

A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.

Leia agora! →