O Brasil na Nova República foi campeão de choques antiinflacionários e deles saiu talvez pior do que quando entrou. A presente obra é essencial para entender-se a problemática do país antes do atual Plano Collor e permite compreender-lhe melhor as características.
Por exemplo o seu caráter de tratamento de choque e a sua abrangência tratando tanto da crise fiscal e do controle monetário - preocupações básicas das correntes ortodoxas - como dos aspectos relacionados com a desindexação - tema por excelência das correntes heterodoxas.
Os textos aqui apresentados são ricos em vários sentidos. Em primeiro lugar porque muitos dos seus autores são destacados personagens de diferentes etapas do esforço de combate à inflação no Brasil desde as décadas de 1960 e 1970 (Mário Henrique Simonsen e João Paulo dos Reis Velloso) até o Plano Cruzado (André Lara Resende Eduardo Modiano e Edmar Bacha).
Em segundo lugar pela pluralidade de manifestações abrangendo posições diferenciadas como as de Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerque e Paul Singer. Pluralidade que sem embargo não impediu a tendência a que quase todos convergissem para uma posição mais recente de preconizar o combate à inflação com sentido abrangente dada a multiplicidade de suas causas.
Deve-se ainda mencionar a variedade de contribuições exemplificada pela preocupação de José Pastore com os aspectos relacionados com as negociações salariais e a participação sindicalista. Dada a gravidade do desequilíbrio financeiro do setor público o tema foi exclusivamente analisado em dois longos ensaios (de Carlos Longo e João Paulo dos Reis Velloso) que inclusive mostram a ligação do déficit público com o problema da dívida externa.
O livro constitui portanto importante reflexão sobre as questões básicas do processo de inflação bárbara de que se está procurando libertar o Brasil. E mostra ainda a importância das raízes políticas desse processo o que acentua a necessidade de decisões que só a própria sociedade poderá adotar.
Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.
Autor(es) | |
Editora | José Olympio |
Idioma | Português |
ISBN | 8503003759 9788503003759 |
Formato | Capa comum |
Páginas | 240 |
Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.
Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.
Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Brasil Agenda Para Sair Da Crise. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.
A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.