Livro Como os Astronautas Vão ao Banheiro?

Descubra como é viver no espaço, a bordo de uma nave ou estação orbital. Como se toma banho, como se usa o sanitário, que roupa se pode vestir e qual o cardápio no almoço e no jantar.

Depois de uma trilogia de romances de ficção científica, da coletânea de contos Sereias do espaço (que ganhou o prêmio Argus de melhor livro de ficção científica de 2002) e de Espaçonaves Tripuladas: Uma história da conquista do espaço, Jorge Luiz Calife esclarece as principais dúvidas sobre a exploração espacial em seu sexto livro: Como Os Astronautas Vão Ao Banheiro?

E Outras Questões Perdidas No Espaço. Neste novo trabalho, o autor optou por abordar várias questões que há anos geram muitas dúvidas tanto entre curiosos quanto estudiosos. "Eu me interesso pelo tema da exploração espacial desde criança, e ao longo dos anos assisti à criação de vários mitos sobre a vida no espaço.

Idéias propagadas por filmes de ficção científica que já foram superadas e desmentidas pela vida real", explica Calife. Como Os Astronautas Vão Ao Banheiro? E Outras Questões Perdidas No Espaço pretende derrubar esses mitos e idéias ultrapassadas, como as lendas de que os astronautas comem pílulas, a história de que os homens que foram à Lua ficaram malucos ou de que o governo americano capturou extraterrestres ou forjou os pousos lunares num estúdio de cinema.

O livro mostra a realidade por trás desses mitos, numa época em que a vida real já superou a ficção em vários campos da ciência, como a informática, a genética e também a astronáutica.

E o público em geral não se dá conta disso. A maioria dos livros sobre exploração espacial publicados no Brasil datam da época da corrida espacial (década de 60) e estão desatualizados.

Os livros atuais, ou são muito técnicos ou são livros ilustrados voltados para o público infanto-juvenil. "Acredito que o meu livro supre a falta de uma obra sobre o assunto voltada para o público adulto e escrita em uma linguagem jornalística; que possa ser entendida por qualquer pessoa e responda às dúvidas que o homem da rua tem sobre o assunto", argumenta.

Autoridade para falar sobre o assunto, Calife tem de sobra. Ele chegou a colaborar com o escritor inglês Arthur C. Clarke, ajudando a criar o romance 2010: Odisséia no espaço 2.

Como jornalista, trabalhou como repórter na editoria de ciências do Jornal do Brasil, período em que fez várias matérias sobre o programa espacial, entrevistando cosmonautas russos e astronautas americanos. Para escrever Como Os Astronautas Vão Ao Banheiro?

E Outras Questões Perdidas No Espaço, Calife usou os recursos da Internet, o que facilitou muito a coleta de informações. O autor acessou as páginas dos vários centros de pesquisa da Agência Espacial Americana (Nasa) e da Agência Espacial Européia (Esa), trocou informações com especialistas de outros países, baixou fotos, leu os diários dos astronautas e conseguiu relatórios técnicos.

O autor também consultou uma vasta bibliografia de livros estrangeiros sobre o assunto. Mas não se engane com a quantidade de informações: o livro é pura diversão. Num texto cativante, Calife nos conta tudo, tudo mesmo que acontece no espaço.

Ou nos dá uma boa idéia de como as coisas podem ser. "Sexo no espaço é um problema de acoplamento. Na ausência de gravidade a cada ação corresponde uma reação igual e contrária.

Por isso, para se fazer sexo no espaço é preciso um cinturão elástico em torno da cintura dos parceiros, para mantê-los unidos. Mas a ausência de gravidade, que atrapalha um pouco, permite uma série de posições impossíveis na Terra.

Isso ainda está sendo objeto de estudos secretos. Secretos porque envolvem a intimidade dos astronautas", brinca. Jorge Luiz Calife acompanha as missões espaciais desde a década de 1960. Jornalista e tradutor, trabalhou como repórter da editoria de ciência do Jornal do Brasil entre 1985 e 1993, ocasião em que teve a oportunidade de entrevistar cosmonautas russos da estação espacial Salyut 7 e astronautas americanos da equipe do ônibus espacial.

É autor de três romances e uma coletânea de contos sobre o futuro da colonização espacial e co-autor de Espaçonaves tripuladas, uma história da conquista do espaço, livro prefaciado pelo astronauta Roger Crouch, diretor do projeto da estação espacial da Nasa.

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraRecord
IdiomaPortuguês
ISBN8501065056 9788501065056
FormatoCapa comum
Páginas256
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Como os Astronautas Vão ao Banheiro?. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões

Nós recomendamosindicamos a leitura...

A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.

Leia agora! →