Insegurança, medo, culpa, cobranças, ciúme do irmão mais novo (ou mais velho). Esses são apenas alguns dos fantasmas que atormentam a vida familiar e, principalmente crianças e adolescentes, que são tratados de forma clara, objetiva e muito bem-humorada pelas autoras Catherine Mathelin, psicanalista, e Bernadette Costa-Prades, jornalista, em Como sobreviver em família.
Diferente dos guias de educação tradicionais, feitos para pais e mães, este livro é voltado para a criança, com dicas de como ela pode adotar idéias e atitudes simples para viver melhor em família e educar seus pais.
Numa linguagem direta e bem-humorada e com ilustrações também divertidas, o livro ensina a garotada a lidar com os problemas do dia-a-dia de forma clara e ponderada, garantindo uma relação saudável, sincera e afetuosa com os pais.
Dividido por temas, cada capítulo aborda um assunto diferente. Há espaço para questões cotidianas como "Não tenho mais vontade de ir à casa de meus avós", as brigas com os irmãos e as cobranças escolares, até outras mais delicadas como "Eu sinto que sou uma decepção para eles...", o divórcio dos pais e a morte de parentes, por exemplo.
E tudo é tratado com a devida importância, afinal, o sentimento da criança, seja ele qual for, é sempre legítimo e merece ser ouvido. Em todos os capítulos, além de uma explicação sobre os possíveis motivos para cada situação, as autoras vão semeando algumas reflexões antes de chegar ao box "Agora é com você", em que dão dicas realmente práticas e acessíveis como "Faça você mesmo a arrumação do seu quarto; isso evitará que seus pais entrem e eventualmente esbarrem em coisas muito pessoais...", no item "Minha mãe entra no meu quarto sem bater"; ou "Não se sinta obrigado a voar em socorro de seu pai ou de sua mãe, feito um bravo cavaleiro ou uma corajosa princesa.
Eles já estão bem crescidos e sabem se virar sozinhos", quando o assunto é "Meus pais não param de brigar". Neste caso há ainda uma "Dica legal" para arrematar o assunto: "Para as crianças é mesmo difícil entender a vida dos adultos.
Da mesma forma, aliás, que briga de irmãos &e--acute; para os pais..." Em Como sobreviver em família, os pequenos e grandes desafios de crianças e adolescentes são tratados com naturalidade e bom-humor.
Ao desmistificar certos comportamentos paternos e ensinar os filhos a enxergar seus próprios defeitos e desejos com bom senso e pé no chão, as autoras ajudam as crianças a tirar melhor proveito da vida familiar e crescerem mais fortes e felizes.
Os pais também agradecem.
Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.
Autor(es) | |
Editora | Rocco |
Idioma | Português |
ISBN | 8532520200 9788532520203 |
Formato | Capa comum |
Páginas | 160 |
Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.
Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.
Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Como Sobreviver em Família. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.
A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.