Livro Companhia & Outros Textos

Companhia & outros textos reúne, pela primeira vez em edição brasileira, alguns dos trabalhos mais importantes da obra final de Samuel Beckett, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1969.

Numa prosa que combina elementos de ficção, poesia e drama, os últimos textos do escritor irlandês, publicados na década de 1980, mostram por que sua investida contra as bases do gênero romanesco foi uma das mais radicais experiências literárias do século XX.

A novela “Companhia”, muitas vezes adaptada para os palcos, é exemplar para a compreensão da poética beckettiana: num espaço indefinido, uma voz, vinda não se sabe de onde, dirige-se a alguém deitado de costas, no escuro.

Intercalam-se às descrições desse ser memórias de infância e juventude. As incertezas e os impasses da narrativa podem conduzir a uma possibilidade angustiante: a de toda a criação ser apenas uma tentativa de se sentir menos só.

O segundo texto longo presente na edição, “Pra frente o pior”, vai ainda mais longe na tentativa de encontrar uma nova prosa, no limite do drama e da poesia, e traz um dos fragmentos mais citados de toda a obra do escritor: “Tentar de novo.

Falhar de novo. Falhar melhor.” Completam a coletânea os textos curtos “Sobressaltos”, escrito para seu editor americano, “O caminho”, “Teto” e “Ouvido no escuro I e II”. O prefácio de Fábio de Souza Andrade, professor titular em Teoria Literária e Literatura Comparada da USP e grande estudioso da obra do irlandês, além de apresentar ao leitor brasileiro o universo do autor, ressalta a importância da publicação e os méritos da tradução de Ana Helena Souza: “difícil exagerar a complexidade da tarefa de recriar estrutura e textura (imagética, sonora, semântica) destes textos essenciais em novas línguas, ele próprio escrito em novo idioleto, repleto de neologismos, sintaxe elíptica, alusões cruzadas, ritmo ambíguo, regido simultaneamente pelo olho e pelo ouvido.

Talvez a dificuldade só rivalize com a necessidade de fazê-lo e com a coragem que a recriação demanda.” O autor Samuel Barclay Beckett nasceu em Dublin em 13 de abril de 1906.

Considerado um dos maiores escritores do século XX, dividiu com o argentino Jorge Luis Borges, em 1961, o Prix International des Éditeurs e, em 1969, foi o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura.

De sua obra dramática, que o consagraria como um dos nomes mais importantes do teatro do absurdo, destacam-se Esperando Godot, de 1952, Fim de partida, de 1956, e Dias felizes, de 1961.

Entre os romances, é capital a trilogia formada por Molloy, Malone morre e O inominável , publicada no início da década de 1950. Samuel Beckett morreu em 22 de dezembro de 1989, em Paris.

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraBiblioteca Azul
IdiomaPortuguês
ISBN852505089X 9788525050892
FormatoCapa comum
Páginas128
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Companhia & Outros Textos. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões

Nós recomendamosindicamos a leitura...

A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.

Leia agora! →