Livro Compendio do Catecismo da Igreja Católica

Com o Motu proprio de 28 de junho de 2005, o papa Bento XVI promulgou o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica. A data não deixa de ser emblemática, pois além da vigília da solenidade dos santos Pedro e Paulo, celebra-se Santo Ireneu, homem de Igreja, zeloso da regra da fé e promotor do diálogo e da conciliação.

"Para dialogar bem é necessário saber do que temos de falar. É necessário conhecer a essência de nossa fé" (Bento XVI). Quarenta anos após a conclusão do Concílio Vaticano II e no Ano da Eucaristia, a publicação do Compêndio aconteceu na solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, colunas da Igreja universal e evangelizadores exemplares do Evangelho.

Bento XVI confia-o à Igreja inteira e a cada cristão em particular para que possa reencontrar novo impulso no esforço renovado de evangelização e de educação da fé. Em seu dinamismo, o pégaso Loyola está fez todo esforço possível para dispor o quanto antes a tradução do Compêndio, devidamente autorizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a seus queridos leitores, colaboradores e admiradores.

O Catecismo da Igreja Católica foi publicado em 7 de dezembro de 1992 por disposição de João Paulo II. Por pedido do Congresso Catequético Internacional de 2002, no ano seguinte o papa instituiu uma comissão especial, presidida pelo então cardeal Ratzinger, com a tarefa de elaborar um Compêndio, uma formulação mais sintética e dialogada dos conteúdos da fé e da moral católica, expostos de forma mais extensa no Catecismo da Igreja Católica.

Em forma de perguntas e respostas, trata-se de uma versão popular, breve e direta da doutrina da Igreja, ou seja, daquilo que ela crê e vive. Muitos católicos já não sabem mais o que a Igreja ensina nem em que crê.

Como poderão transmitir aos outros o que nunca receberam? "O objetivo do Compêndio é proporcionar aos católicos e outras pessoas interessadas uma explicação clara e direta da doutrina da fé católica, sem entrar em discussões ou exposições teológicas.

Estas são necessárias e recomendáveis, mas em segundo momento e em outro tipo de texto. As crianças e o povo simples não têm condições de absorver longas e doutas argumentações, mas precisam e desejam conhecer o que a Igreja ensina sobre a fé, a conduta moral, a relação com o mundo, a oração e a mística dos cristãos católicos.

Para os espíritos sedentos de mais conhecimentos, depois de ouvir da Igreja a explicação essencial sobre aquilo que ela ensina e em que crê, fica aberto o caminho para a leitura dos escritos teológicos especializados" - Dom Odilo Pedro Scherer, Bispo Auxiliar de São Paulo e Secretário Geral da CNBB.

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraLoyola
IdiomaPortuguês
ISBN8515031256 9788515031252
FormatoCapa comum
Páginas205
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Compendio do Catecismo da Igreja Católica. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões

Nós recomendamosindicamos a leitura...

A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.

Leia agora! →