Dissertação de Doutoramento em Ciências Jurídicas apresentada na Faculdade de Direito da Universidade de LisboaO problema da autonomia dogmática do direito laboral pode enunciar-se através de uma interrogação fundamental: qual é na nossa ordem jurídica o estado actual de maturação do direito do trabalho entendido como complexo de normas jurídicas reguladoras dos fenômenos laborais individuais e colectivos?
Corresponde tal estado de maturação a um quadro normativo coerente e informado por princípios próprios susceptíveis de justificar o reconhecimento da sua autonomia científica? Ou pelo contrário não é hoje o direito do trabalho como alguns afirmam apenas um conjunto de normas especiais desviantes das normas civis por razões regimentais mas porque não correspondentes a valorações materiais específicas reconduzíveis aos princípios gerais informadores do direito privado comum?Este é de uma forma simples o enunciado do problema que nos propomos analisar nesta investigação.
Mas a esta análise subjaz uma opção de fundo que não sendo - nem podendo ser sob pena de ter a investigação um outro tema - objecto de discussão se apresenta como um pressuposto sem o qual este trabalho não faria sentido: a convicção da utilidade da colocação no estádio actual do pensamento jurídico de uma questão dogmática de fundo sobre um ramo jurídico.Importa contudo frisar que não é intenção deste estudo discutir opções metodológicas de fundo ou dilucidar o conteúdo de conceitos gerais determinantes como os conceitos de sistema jurídico e de dogmática jurídica de autonomia e de princípios jurídicos.Cabe referir que não é pretensão deste estudo discutir o problema da função e do posicionamento actuais do direito laboral em termos genéricos mas apenas no âmbito do sistema jurídico nacional.
Esta nossa opção decorre da incidência dogmática da pesquisa que obriga a um apoio directo e recorrente da investigação no complexo normativo. Este é pois um estudo de direito português e como tal se assume.
Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.
Autor(es) | |
Editora | Almedina |
Idioma | Português |
ISBN | 9724014843 9789724014845 |
Formato | Capa comum |
Páginas | 1139 |
Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.
Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.
Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Da Autonomia Dogmatica Do Direito Do Trabalho. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.
A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.