Livro Direito do trabalho e processo do trabalho: Reforma trabalhista - principais alterações

A denominada Reforma Trabalhista, introduzida no mundo jurídico pela Lei n. 13.467, em 13 de julho de 2017, traz o signo de uma reviravolta nos âmbitos do Direito do Trabalho (em seus aspectos individual e coletivo) e do Direito Processual do Trabalho.

A essencialidade e a distinção dos estudos apresentados neste livro decorrem de investigações e comentários feitos às inovações realizadas, sem pejo de revelar as verdades menos óbvias ou mais surpreendentes do novo texto legal.

A começar pela abordagem do processo legislativo da Reforma e pela análise da aplicação das novas regras legais no tempo, a sequência dos estudos observa a ordem das alterações, porém sistematizada segundo a sua natureza, de modo a permitir ao leitor sopesar a Reforma não só no contexto global, mas, especialmente na área do seu interesse.

O livro focaliza, de modo incisivo, os pontos de radicalização do legislador reformista e questiona o preconizado empenho modernizador da nova legislação trabalhista e seus desdobramentos facilitadores para o capital, sem contrapartida de densidade equivalente para o trabalhador.

A legislação trabalhista até então vigente, em sua grande parte arregimentada na CLT nascida em maio de 1943, não se tornou, com a passagem do tempo, menos atualizada ou desejável em seus atributos de viés social.

Ao contrário, a periódica atualização de suas normas ao contexto da realidade vivenciada permitiu afastá-la da obsolescência e mantê-la com a amplitude e o equilíbrio necessários a dirimir os conflitos entre capital e trabalho.

A crítica à feição estrutural da Reforma Trabalhista de 2017 é uma entre as visões distintas e instigantes que o livro contempla, e as repercussões do novo contexto legal permanecerão em candente polêmica nos próximos anos - situação que os operadores do Direito enfrentarão no dia a dia, e o Poder Judiciário Trabalhista em seus múltiplos julgamentos.

Os articulistas são magistrados, professores e estudiosos do Direito do Trabalho em suas vertentes material e processual, e a análise rigorosa dos temas objeto da Reforma, levada a efeito nesta obra, contribui para a edificação de sólida base interpretativa, de incontestável relevância como fonte de estudo e pesquisa nos aspectos teóricos e práticos.

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraLTr
IdiomaPortuguês
ISBN8536194758 9788536194752
FormatoCapa comum
Páginas448
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Direito do trabalho e processo do trabalho: Reforma trabalhista - principais alterações. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões

Nós recomendamosindicamos a leitura...

A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.

Leia agora! →