Livro Do Pacto e Seus Rompimentos. Os Castros Galegos e a Condição de Traidor na Guerra dos Cem Anos

Em 1369, em plena Guerra dos Cem Anos, um grupo de nobres sai de Castela rumo a Portugal, transitando entre os dois reinos da Península Ibérica. Eles procuram o apoio do rei português, Fernando I, liderados pelo poderoso Fernando de Castro, para vingarem a morte de seu rei, Pedro I, o Cruel, promovida por seu meio-irmão, Enrique Trastâmara.

Oferecem a seu aliado português o trono de Castela e a partir daí desenrolam-se duas guerras que levariam os dois reinos a importantes transformações, seja da monarquia, seja da sociedade política.

Um contexto pleno de ilegitimidade dinástica, rompimentos e usurpações e que demonstra bem o difícil caminho da renovação monárquica e sócio-política na Baixa Idade Média ibérica. À primeira vista, parece o enredo de um romance, no entanto, é a vida pulsante, trata-se de um estudo de caso, significativo para a discussão a que nos propomos, capaz de manifestar os agentes dinâmicos das atualizações que se desenrolam neste contexto.

O tema das mobilidades de grupos na medievalidade carece, em geral, de estudos mais aprofundados que analisem as condições de seu trânsito e estabelecimento para além dos móbeis de saída e potencial retorno às terras de origem.

Um caso qualificado em geral como de exílio servirá de suporte à demonstração desta análise que versa sobre a extraterritorialidade e relativização do conceito de fronteira para as elites frente a um fortalecimento progressivo do conceito de naturalidade.

Mobilidades que levam de uma condição de emigrante à de degredados, obrigados a sair de onde se encontram movidos por uma sentença condenatória e pela definição jurídica de traição. O século XIV apresenta-se, assim, como palco privilegiado de análise do esgotamento de modelos e consequente atualização de dados da tradição apontando para uma crescente institucionalidade na administração dos reinos.

Uma sociedade política que se sentia capaz de oferecer a coroa a reis vizinhos até ser confrontada com os limites de suas capacidades. Uma sociedade que se fundamentava no pacto, no consenso e diálogo constante entre os reis e suas bases como ferramenta estabilizadora das hostilidades e agitações e que, no entanto, teria de rever a natureza deste pacto, passando de uma tradição feudal, em boa parte consuetudinária para uma progressiva imposição dos conceitos e instrumentos uniformizadores do Direito Comum da Escola de Bolonha.

Um trabalho cujas reflexões apoiam-se na frutífera interdisciplinaridade entre a História e o Direito beneficiando o conhecimento dos contextos em que se desenvolvem as soluções jurídico-legislativas assim como as resistências e limites de sua aplicação e que certamente nos mostra o quão atual, dinâmico e atrativo pode ser o estudo da realidade medieval.

Afinal, são sempre preocupações contemporâneas as que movem o historiador.

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraPrismas
IdiomaPortuguês
ISBN8555072212 9788555072215
FormatoCapa comum
Páginas202
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Do Pacto e Seus Rompimentos. Os Castros Galegos e a Condição de Traidor na Guerra dos Cem Anos. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões

Nós recomendamosindicamos a leitura...

A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.

Leia agora! →