Sófocles ou Eurípides Melhor seria afirmar: Sófocles e Eurípides. Electra em dobro. O leitor terá oportunidade de cotejar neste volume dois monumentos da tragédia grega nos quais o tema do matricídio recebe tratamento diverso: clássico em Sófocles moderno em Eurípides.
O empenho obsessivo no plano de punir Clitemnestra é responsável pela tensão que perpassa a tragédia sofocliana do começo ao fim: mais do que na ação dramática propriamente dita de Electra fixamo-nos na coerência dilacerante com que ela reage aos acontecimentos que se lhe apresentam.
Não à toa Virginia Woolf considerou a filha de Agamêmnon um símbolo da máxima fidelidade. Nem a penúria nem a humilhação extrema fragilizam a têmpera sublime da heroína. Sófocles parece colocar no centro de seu teatro a concepção do herói arcaico que se empenha na defesa incansável de um conjunto de valores elevados.
Já Eurípides retoma o tópico da vingança de um ângulo em que seu pendor experimental transparece com toda força expressiva: introduz elementos cômicos um relato alusivo a Homero digressões éticas e um coro que prenuncia o labor verbal do helenismo tardio.
O efeito patético parece nortear cada uma de suas cenas. Eurípides levou ao extremo o gênero trágico transferindo a alta tensão interna da heroína sofocliana para os componentes formais que caracterizam a estrutura dissonante de seu teatro.
Apenas 16 anos separam Sófocles (496-406 a.C.) de Eurípides (480-406 a.C.) algo surpreendente quando nos damos conta das diferenças existentes entre os dramas homônimos. Por outro lado a persistência da atitude insubmissa e da ação corrosiva do ato injusto na alma hiper-sensível de uma jovem solitária são marcas profundas que latejam igualmente nas duas obras-primas que a Ateliê Editorial apresenta aos leitores em apurada tradução poética da lavra de Trajano Vieira.
Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.
Autor(es) | |
Editora | Ateliê |
Idioma | Português |
ISBN | 8574804282 9788574804286 |
Formato | Capa comum |
Páginas | 132 |
Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.
Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.
Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Electra(S). Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.
A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.