Livro Ensaios de Semiótica da Cultura

Quer se tenha consciência da metafísica ou não, quer se queira ou não entender suas estruturas, ela está presente em todas as pessoas, nos grandes e pequenos eventos, ela é determinante do modo de avaliar o mundo, de pensar e de agir, tanto para indivíduos quanto para povos inteiros.

Isso se mostra na crença ou não em uma vida pós-morte, na existência ou não de uma suprema divindade, no direito ou não de igrejas ocuparem espaço na cidade, na mídia, no ensino, na política.

Em geral, não se quer discutir questões religiosas, deixando cada um com a sua crença. Religiões são posturas filosóficas, que são sacralizadas para não serem discutidas. Hegel disse que se tivesse de resumir a sua época, ela se caracterizaria pela morte de Deus.

Quando Zaratustra proclamou "Deus está morto", Dostoiévski respondeu: "se Deus está morto, tudo é permitido". Ao que Nietzsche respondeu mais uma vez: "Deus pode estar morto, mas ressuscita sob a forma de mil fantasmas".

Nesses sete Ensaios de Semiótica da Cultura se discutem aspectos relevantes e próximos dessa crise, examinando fenômenos culturais como a relação entre imagem e conceito, a diferença entre arte e ciência, o espírito geométrico da arquitetura modernista, a estrutura do Plano Piloto e dos prédios na Esplanada dos Ministérios de Brasília, o caráter tecnicista do ensino, a maneira de se estruturar projetos de pesquisa, as exigências que são feitas aos alunos universitários.

Sem perder o viés do aqui e do agora, os ensaios procuram discutir grandes questões propostas em grandes obras de grandes pensadores como Platão, Descartes, Kant, Nietzche e Heidegger, não recuando diante de pontos nevrálgicos como a semelhança e a diferença entre paganismo e cristianismo, a relação entre monoteísmo e totalitarismo, a tentativa de redução da qualidade ao quantitativo, o predomínio da técnica, o formalismo dos projetos de pesquisa, as insatisfações de professores e alunos.

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraUNB
IdiomaPortuguês
ISBN8523012834 9788523012830
FormatoCapa comum
Páginas340
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Ensaios de Semiótica da Cultura. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões

Nós recomendamosindicamos a leitura...

A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.

Leia agora! →