Livro Estratégias da arte em uma era de catástrofes

Este livro reúne uma boa parte da produção ensaística da teórica e crítica de arte Maria Angélica Melendi, com textos já publicados pela autora em diversos países ao longo dos últimos anos, e que ainda não haviam ganhado uma edição conjunta que permitisse a apreciação de um projeto crítico de forma mais íntegra.

A obra conta com organização de Eduardo de Jesus, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG, e aborda temas que vão das ruínas do futuro ao conceito de antimonumento, dos arquivos das ditaduras latino­americanas às intervenções urbanas e aos diferentes papéis e funções dos museus.

Sobre a autora Radicada no Brasil desde 1975, Maria Angélica Melendi representa, na atualidade, um importante nome na reflexão teórica e crítica das artes visuais, principalmente brasileira e latino­americana, além de atuar com considerável destaque como professora na cidade de Belo Horizonte desde a década de 1980, participando, inclusive, da formação de importantes artistas e pensadores da arte da cidade, como Paulo Nazareth, Marilá Dardot, Cinthia Marcelle, Lais Myrrha, Sara Ramo, Julia Rebouças, João Castilho, Ines Linke, entre outros nomes.

Nascida em Buenos Aires, em 1945, Melendi chega a Belo Horizonte em 1975, no momento crítico da pré­ditadura militar na Argentina, que durou de 1976 à 1985. No Brasil, estudou Artes Visuais na Fundação Escola Guignard (atualmente Escola Guignard/ UEMG), da qual se tornaria professora em 1986.

Nos anos 1990, começou a ocupar­se de aspectos teóricos da produção nas Artes Visuais, principalmente relativo ao período pós­Segunda Guerra. Obteve seu doutorado em Literatura Comparada pela Faculdade de Letras da UFMG no ano de 1999 com a tese “A imagem cega: arte, texto e política na América Latina”.

Dedicou­se a investigar as relações entre arte e literatura, campo de sua primeira formação acadêmica na Facultad de Filosofia y Letras de la Universidad de Buenos Aires, onde foi aluna de Jorge Luis Borges, Tulio Halperín Donghi, Julio Payró, entre outros.

Atualmente, Melendi é professora aposentada do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, onde ainda mantém uma intensa atividade de pesquisa e produção teórica, além de coordenar o grupo de estudos em arte contemporânea Estratégias da Arte em uma Era de Catástrofes, título que também nomeia este projeto.

É editora e coordenadora da revista eletrônica Lindonéia.

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraEditora Cobogó
IdiomaPortuguês
ISBN8555910420 9788555910425
FormatoCapa comum
Páginas416
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Estratégias da arte em uma era de catástrofes. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões

Nós recomendamosindicamos a leitura...

A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.

Leia agora! →