Livro Gaiola Aberta - Tempos De Jk E Schmidt

Às vésperas da indicação do candidato do PSD à presidência da República, Carlos Lacerda declarou na televisão: "Juscelino não será candidato, se for candidato não será eleito, se for eleito não tomará posse, se tomar posse não governará".

No dia seguinte, na sede carioca do partido, JK deu a resposta: "Deus poupou-me o sentimento do medo". Foi um delírio. A assistência não parava de aplaudir, de gritar. JK foi candidato, foi eleito, tomou posse, fez o que muitos consideram o maior governo que o Brasil já teve.

Hoje, lembrando o episódio no livro Gaiola Aberta - Tempos de JK e Schmidt, o escritor Autran Dourado dá a impressão de que está morrendo de rir. A frase não era de Juscelino, era dele, Autran, que ajudava o poeta Augusto Frederico Schmidt a preparar os discursos do criador de Brasília.

Schmidt perguntou a Autran se o homem de Diamantina tinha mesmo toda a coragem "que arrotava" e o romancista afirmou: "Tem sim! Pode escrever esta frase aí". O lançamento de Gaiola Aberta é um momento para a História, pois Autran Dourado ganhou de maneira extremada a confiança e a intimidade de Juscelino.

Muitas vezes despachava com ele à beira da banheira, o majestoso presidente em pleno banho ("ele nada tinha de homossexual", assegura). Há décadas, os amigos insistiam para que Autran escrevesse suas memórias, capazes de remexer nas mais dolorosas feridas e mais arrepiantes pormenores dos bastidores do poder.

O romancista recusava, dizendo que não guardara documentos e, assim, não poderia provar o que contasse. Alguém acabou convencendo-o, com o argumento de que, ao lançar o livro, ele já estaria morto ou velho demais, portanto acima das contestações.

Neste momento em que entrega suas memórias como um doce para o Brasil degustar, Autran, 74 anos, não está morto nem velho; ainda é capaz de aprontar muitas por aí.

Gaiola Aberta é uma preciosidade para os estudantes de História e para as pessoas interessadas nos acontecimentos em geral. Não é um livro de História, no entanto. Não cita uma data sequer.

Trata-se, antes, da psicologia do homem que mudou os destinos do Brasil. Aquele sorriso otimista que era seu logotipo em nada se confirmava fora dos olhos do público. Na intimidade, Juscelino às vezes amanhecia "com a avó atrás do toco, botando fumaça pelas ventas".

Sim, é verdade, diz Autran, ele tinha mulheres e mais mulheres. Caiu na besteira de colocar tudo num diário, que, largado ao léu, foi cair nas mãos de um chantagista.

O bandido foi nomeado diretor tesoureiro de uma grande empresa privada... Os episódios narrados ora matam de rir ora de chorar. Autran mostra que a gênese da ditadura militar de 64 não ocorreu no governo João Goulart, mas no de JK, com várias tentativas de golpe magistralmente desmanchadas pelo criador de Brasília.

Na época, as idéias que desembocaram no AI-5 já eram cochichadas pelos generais e por pessoas como Francisco Campos. Autran viaja, também, pela gênese da corrupção gerada pelo poder e pelos que giram em torno dele.

Quem quer entender JK não pode perder esta oportunidade. E nem quem quer entender Autran Dourado e as razões que o levaram a escrever maravilhas como A serviço del-Rei e seus demais romances.

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraRocco
IdiomaPortuguês
ISBN8532511791 9788532511799
FormatoCapa comum
Páginas234
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Gaiola Aberta - Tempos De Jk E Schmidt. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões

Nós recomendamosindicamos a leitura...

A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.

Leia agora! →