Livro Gomorra

O cenário tem nomes glamourosos como Angelina Jolie, entre outras celebridades do jet-set internacional. Mas o glamour pára por aí. Esta incrível e perturbadora viagem ao criminoso mundo dos negócios da Camorra começa e termina sob o signo das mercadorias, do seu ciclo de vida, de sua "linha de produção".

As mercadorias "frescas", logo que nascem — objetos de plástico, roupas de grife, videogames, relógios —, desembarcam diariamente no porto de Nápoles para serem armazenadas e escondidas em prédios propositalmente esvaziados de tudo.

Já as mercadorias "mortas", vindas de toda a Itália e de boa parte da Europa, sob a forma de resíduos químicos, material tóxico e até mesmo cadáveres e esqueletos humanos, são clandestinamente "despejadas" nas terras da região da Campânia.

E lá contaminam, dentre toda a população, os próprios boss da Camorra, que constroem, sobre aqueles terrenos, suas mansões luxuosas e nababescamente absurdas — datchas russas, villas hollywoodianas, verdadeiras catedrais de cimento ornadas com os mais preciosos mármores —, que não servem somente para demonstrar a conquista do poder, mas também para revelar utopias delirantes, pulsões messiânicas e obscurantismos milenares.

Essa é a Camorra de hoje, ou melhor, o "Sistema". De um lado, uma organização empresarial com impressionantes e até inimagináveis ramificações por todo o planeta, uma mancha cinzenta que está se espalhando como um vírus letal, na qual é difícil distinguir quanta riqueza é produzida diretamente com sangue e quanta por meio de fraudulentas operações financeiras.

De outro, um fenômeno criminoso profundamente influenciado pela espetacularização midiática, na qual os boss se inspiram para se vestirem e se deslocarem como estrelas do cinema e criaturas do imaginário coletivo — dos gângsteres de Tarantino às sinistras aparições de O Corvo, com Brandon Lee.

Figuras como Gennaro Marino McKay, Sandokan Schiavone, Cicciotto di Mezzanotte, Ciruzzo, o Milionário, se não carregassem nas costas centenas de assassinatos, poderiam parecer iguais em tudo a personagens inventados por um cineasta excessivamente criativo.

Neste livro cativante e rigorosamente documentado, Roberto Saviano reconstrói tanto as temerárias lógicas econômico-financeiras e expansionistas dos clãs do território napolitano e casertano, desde Secondigliano até Casal di Principe, como também as fantasias vivas que conjugam as lógicas empresariais com o fatalismo fúnebre dos samurais da Idade Média japonesa.

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraBertrand
IdiomaPortuguês
ISBN8528613682 9788528613681
FormatoCapa comum
Páginas350
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Gomorra. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões

Nós recomendamosindicamos a leitura...

A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.

Leia agora! →