Livro Guia de Uso do Português

O que é certo, o que é errado no uso do português? O que são normas? Neste livro, organizado a partir de um estudo exaustivo dos usos vigentes do português contemporâneo do Brasil, a autora defende que se pode contrariar a norma e que há liberdade de escolha no uso da língua.

Dirigindo-se a todos os que se expressam por meio do idioma, e não apenas a estudantes ou profissionais de ramos relacionados às Letras, ela apresenta tanto o modo como os manuais normativos dizem que “se deve” utilizar o idioma, quanto o modo como de fato se fala e escreve em português no país.

O objetivo é orientar o uso da língua considerando-se as variadas situações de comunicação, sem apego a uma ou outra das duas atitudes predominantes em relação à norma linguística – a dos que concebem a língua como fato homogêneo e estático, e a dos que consideram as questões de norma um falso problema, algo que se emprega meramente para marcar a superioridade de um grupo social sobre outro.

O Guia de uso do português foi concebido em oposição a esses dois pontos de vista sobre a norma, oposição que se confirma na explicação de cada uso, na organização de cada verbete, na seleção do que foi examinado.

Ao recusar o unilateralismo e o simplismo, o livro constrói um discurso bem fundamentado sobre o uso linguístico, que se assenta não sobre opiniões preconcebidas, mas sobre um minucioso, amplo e paciente trabalho de pesquisa.

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraUNESP
IdiomaPortuguês
ISBN8539302314 9788539302314
FormatoCapa dura
Páginas832
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Guia de Uso do Português. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões

Nós recomendamosindicamos a leitura...

A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.

Leia agora! →