Livro Memorias Da Luta Pela Terra

A trajetória de um militante pode reconstituir a história dos movimentos do grupo social a que pertence? As memórias de Bráulio Rodrigues – uma saga desde os anos 40 do século XX – trazem-nos com todas suas descontinuidades signos dos nossos dois agrarismos.

O de tipo político – com o qual o PCB construiu a rede sindical no país – emerge em Minas Gerais no ocaso do Estado Novo indo depois o narrador para o Rio de Janeiro.

Andanças e intenso associativismo sindical pela terra. Alguns lugares/trajetórias: Pedra Lisa e Imbé; a Falerj e o Congresso Camponês de Belo Horizonte. Caxias e Cachoeiras de Macacu. E a aliança “Operário-camponesa' no apoio sindical citadino de Benedito Cerqueira e Roberto Morena.

Tempos de Jango e da Supra até 1964. Sem democracia no país a fala do militante se fratura. Com a vitória do MDB de Ulisses Guimarães em 1974 tem curso o segundo agrarismo.

Bráulio vai estar na construção da CPT de Dom Adriano Hipólito. A luta pela terra se move com outros personagens parecidos.Um único nome: a Irmã Josefina o quadro de Dom Adriano.

Esta mobilização religiosa também se faz presente na resistência aos despejos dos conjuntos do BNH em Nova Iguaçu em 1978. Mais dois personagens: a Fetag e o Incra. O relato vem aos anos 90 época construtiva nos assentamentos o militante engajando-se na Secretaria de Assuntos Fundiários.

A memorialística se dilui como reconstituição da atividade camponesa.

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraMauad
IdiomaPortuguês
ISBN8574782491 9788574782492
FormatoCapa comum
Páginas104
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Memorias Da Luta Pela Terra. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões

Nós recomendamosindicamos a leitura...

A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.

Leia agora! →