Livro Mitos e Verdades Sobre Hidroelétricas. Setor Elétrico Brasileiro

Tive o privilégio trabalhar com o autor na Eletrosul e posteriormente de orienta-lo no programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFSC. Acompanhei este projeto, que agora se configura em livro, de Paulo Fernando de Azambuja Boamar, desde o seu inicio.

O presente livro complementa o livro anterior do Autor no qual apresenta estudos históricos, sócio-culturais e ambientais relacionados com a implantação de grandes usinas hidroelétricas na Bacia do Rio Uruguai.

No presente trabalho, o objetivo do estudo do autor foi definir uma metodologia cientifica que permita analisar o impacto na população da construção de obras de infraestrutura, em geral, e de usinas hidrelétricas, em particular, através de uma análise qualitativa dos aspectos ligados as negociações entre os diferentes atores para a implantação e uma análise quantitativa através de índices econômicos e de desenvolvimento humano.

Esta documentação foi compilada no livro que ora se apresenta. O trabalho apresenta duas partes bem definidas: Na primeira parte da obra, o autor mostra a sua preocupação com o aspecto histórico-cultural dos moradores dos municípios atingidos refletida através de um exaustivo levantamento documental: como noticias em jornais, documentos governamentais, atas de reuniões, entrevistas, coletânea de fotografias, correspondências oficiais de governos estaduais e municipais, correspondências dos comitês, entrevistas dentre muitos outros.

Na Segunda parte, índices econômicos e de desenvolvimento humano são propostos e adaptados a realidade local. Os dados coletados de vários municípios são apresentados de forma clara numa linha de tempo que agrupa anos anteriores e posteriores a implantação da usina de forma que permite visualizar o impacto da obra ao longo do tempo.

A obra, sem duvida, é de leitura obrigatória para todos aqueles que querem entender os aspectos sociais, políticos e econômicos decorrentes da decisão de implantar grandes obras de infra-estrutura (particularmente usinas hidroelétricas) no Brasil (mais especificamente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina).

No capitulo suplementar, Victor de Azambuja Odwazny Boamar mensura o quanto as interferências governamentais criam uma insegurança jurídica no Setor Elétrico Brasileiro, usando como exemplo a Medida Provisória 579/12 que afetou o retorno das ações das concessionárias na bolsa de valores.

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraInsular
IdiomaPortuguês
ISBN8574748269 9788574748269
FormatoCapa comum
Páginas272
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Mitos e Verdades Sobre Hidroelétricas. Setor Elétrico Brasileiro. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões

Nós recomendamosindicamos a leitura...

A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.

Leia agora! →