Ler com toda a atenção é fazer silêncio dentro do silêncio. Esse tipo de silêncio, a esta altura da vida contemporânea na sociedade ocidental, tende a se tornar um luxo.
(George Steiner) George Steiner é um dos mais respeitados ensaístas e críticos literários da atualidade. Em Nenhuma Paixão Desperdiçada Steiner se volta à linguagem, à relação da linguagem e da literatura e também à religião.
Os ensaios reunidos neste livro celebram a excelência da arte de ler em uma época em que esta arte e o status do texto têm sido confrontados por movimentos literários e pelas novas tecnologias da informação.
Os vinte e um ensaios de Nenhuma Paixão Desperdiçada exploram e reorientam as análises da leitura e da literatura nos formatos tradicionais visto que, movimentos literários passados como o "pós-estruturalismo" e o "pós-modernismo" moldaram a leitura e os próprios textos.
Um nova interface do texto e de seus receptores aponta para uma modificação radical nos hábitos de leitura a partir do surgimento de novas tecnologias e da possibilidade da mídia virtual e eletrônica.
Através da análise de três cânones da literatura ocidental - a Bíblia, Homero e Shakespeare - examina formas do que chama "leitura aplicada". Steiner aborda as obras de Freud, Kierkgaard, Kafka, Simone Weil e percorre os circuitos da herança helênica no ensaio A tragédia absoluta onde retoma Macbeth, Hamlet, Fausto e Fedra.
"Ler bem é ser lido pelo que se lê", ensina George Steiner, que celebra a "recriação da criação" na arte dos tradutores e desdobra o destino judaico - um tema que atravessa os trabalhos do autor, em particular quando ele reflete sobre as escrituras hebraicas e o Talmud, como a verdadeira terra prometida dos judeus, sobre os paralelos entre a Última Ceia de Sócrates e a Última Ceia de Jesus Cristo, e sobre os frutos do encontro das culturas européia e americana.
Cobrindo uma ampla gama de assuntos Steiner faz de Nenhuma Paixão Desperdiçada um livro memorável, repleto de artigos controversos e inteligentes. "Steiner é um fenômeno. Lendo seus escritos através dos anos, me sinto atacado por sua energia, e por seu melhor, a implacável concentração de seu pensamento." Edward W.
Said, Nation "Por baixo da atordoante teia de cruzamentos de referências culturais, Steiner soa como uma contínua nota grave de preocupação humanística." The Independent "Nenhuma paixão desperdiçada é um estimulante advertência.
Em Steiner temos um e acurado, profundamente erudito e freqüentemente inquietante _ mas brilhante _ intérprete de nosso século." Sunday Times "Steiner polemiza ao propor o resgate da memorização e da métrica." Idéias, Jornal do Brasil "Os textos de Nenhuma paixão desperdiçada são poéticos, instigantes e fazem pensar".
Idéias, Jornal do Brasil
Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.
Autor(es) | |
Editora | Record |
Idioma | Português |
ISBN | 8501056944 9788501056948 |
Formato | Capa comum |
Páginas | 420 |
Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.
Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.
Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Nenhuma Paixão Desperdiçada. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.
A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.