Livro O Fim de Tarde de Uma Alma com Fome

O fim de tarde de uma alma com fome', o poema dramático de Sérgio Medeiros, tem ares pessoanos na ambientação indefinida e nebulosa, entre a noite e o dia, a vida e a morte, em que dois personagens, um soldado e uma velha, se conhecem e dialogam.

Mas enquanto os poemas dramáticos de pessoa procuram induzir o leitor a uma espécie de claustrofobia onírica, os três atos de 'o fim de tarde de uma alma com fome' são voltados para fora, numa poética radical de intertextualidade.

Já nas instruções de leitura, aprendemos que cada ato é uma versão (da mesma história?), e que os atos podem ser lidos em ordens distintas. E não é só isso - o leitor pode optar por substituir uma ou duas das versões por outros textos, entre os quais o popul vuh maia-quiché e o volume de clássicos amazonenses makunaíma e jurupari.

O poema, então, compõe-se e recompõe-se nesse diálogo com obras distintas, onde o motivo comum é a cultura ameríndia na sua relação com as línguas e as culturas americanas. Dos vários textos que fazem parte desse diálogo intertextual, o mais importante é a narrativa pemon 'como os venenos azá e ineg, para matar peixes, vieram ao mundo', de makunaíma e jurupari.

É desse mito que vem o casal que dialoga no poema - a anta, isto é, a velha, ou alma canibal, e o humano - neste caso um soldado que se separou do seu pelotão.

Como no conto pemon, o diálogo entre esses seres de espécies distintas é marcado por diferenças perspectivistas - o que para ela é uma cobra, para ele é um fogão; o que para ela são pérolas, para ele são carrapatos, e assim por diante.

Mas se o perspectivismo, para viveiros de castro, se localiza no mundo mesmo das diferentes pessoas (pessoa anta ou pessoa humana), aqui ele é uma questão de língua. A poesia de Sérgio Medeiros surge precisamente dos jogos de entendimento e desentendimento entre essas duas línguas - a da anta (a velha ancestral indígena) e a do soldado (em outras palavras, o estado-nação) matricida.

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraIluminuras
IdiomaPortuguês
ISBN8573214619 9788573214611
FormatoCapa comum
Páginas60
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro O Fim de Tarde de Uma Alma com Fome. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões

Nós recomendamosindicamos a leitura...

A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.

Leia agora! →