Em 1855, no Rio de Janeiro, então capital do Império, um pequeno teatro chamado Ginásio Dramático começou a representar peças francesas que faziam muito sucesso em Paris. Eram os chamados dramas de casaca ou comédias realistas, que combinavam descrições de costumes da burguesia e exaltação moralizante dos seus valores éticos, como o trabalho, a honestidade, o casamento e a família.
A repercussão junto ao público foi extraordinária e os desdobramentos surpreendentes. Nossos principais escritores e intelectuais – José de Alencar, Machado de Assis, Quintino Bocaiúva e Joaquim Manoel de Macedo, para citar os mais conhecidos – defenderam na imprensa os postulados estéticos e ideológicos das peças francesas e procuraram dotar o país de uma dramaturgia com as mesmas características.
Em O Teatro Realista no Brasil, um estudo de cunho histórico, crítico e comparatista, João Roberto Faria, professor da Universidade de São Paulo e autor de José de Alencar e o Teatro, também publicado pela Editora Perspectiva em sua coleção Estudos, reconstitui com base numa pesquisa abrangente e minuciosa às feições desse período que Arthur Azevedo qualificou numa crônica de 1899 como “incontestavelmente o mais brilhante do nosso teatro”.
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Autor(es) | |
Editora | Perspectiva |
Idioma | Português |
ISBN | 8527300583 9788527300582 |
Formato | Capa comum |
Páginas | 294 |
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