Um livro emocionante e envolvente, misto de documento histórico, texto literário e relato jornalístico, reúne as primeiras cartas escritas no Brasil a serem publicadas. Impressas originalmente em Coimbra em duas coletâneas – uma de 1551 e outra de 1555 –, impressionam ainda hoje pela força de suas informações e sinceridade de seus relatos.
Observadores atentos, os missionários da Companhia de Jesus descrevem em Primeiras cartas do Brasil suas aventuras entre índios e colonos, procissões na selva, conversões, fugas, cenas de canibalismo, milagres, construções de igrejas e casas, expedições cercadas de perigos.
A objetividade e simplicidade dessas cartas – que encantaram os leitores quinhentistas e foram um verdadeiro sucesso editorial à época ao serem traduzidas em diversas línguas – receberam nessa edição a primorosa ajuda da pesquisadora Sheila Moura Hue, responsável pela tradução, introdução e notas da obra.
Uma leitura indispensável a todos que apreciam a cultura e a história brasileiras e desejam ler um curioso relato de viagem, romance de aventuras ou a história da conquista de uma nova forma de expressão.
"Assim, chegamos a uma aldeia onde achamos os gentios todos embriagados, porque aqui têm uma maneira de vinho de raízes que embriaga muito, e quando eles estão assim bêbados ficam tão brutos e feros que não perdoam a nenhuma pessoa, e, quando não podem mais, põem fogo na casa onde estão os estrangeiros.
Com tudo isto, porque chovia muito e íamos mui molhados, nos recolhemos em outra casa para nos enxugar, e daí a pouco vieram com grande fúria, com espadas e outras armas contra nós..." Carta de João de Azpilcueta Navarro, Salvador, agosto de 1551
Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.
Autor(es) | |
Editora | Zahar |
Idioma | Português |
ISBN | 8571109079 9788571109070 |
Formato | Capa comum |
Páginas | 147 |
Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.
Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.
Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Primeiras Cartas Do Brasil. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.
A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.