Livro Proibido Para Maiores - Conforme Nova Ortografia

O livro contém poemas sobre diversos animais pequenos, daí o título Proibido para maiores . Há uma grande variedade de bichinhos: os mais conhecidos, como a formiga, a abelha, o beija-flor, a borboleta, o mosquito, e os menos, como o bicho-pau e o mede-palmos; os que provocam medo, como o escorpião, a taturana e a aranha, ou, curiosidade, como o cavalo-marinho, o louva-a-Deus, o vaga-lume, o tatu-bola e a centopeia, entre outros.

Os poemas são pequenos, como os bichinhos sobre os quais falam, e escritos em versos rimados e divertidos. O texto Questões de compreensão - Leia o título do livro e peça aos alunos que imaginem o assunto nele tratado e o motivo pelo qual ele seria "proibido para maiores".

- Peça aos alunos que leiam o "aviso" que precede os poemas, relacionando-o com a "proibição" do título.  - Peça a eles que escolham os poemas de que mais gostaram e que os leiam em voz alta para a classe.

Enfatize a importância da compreensão do poema lido e da expressividade da leitura em voz alta. É possível fazer experimentações nesta leitura: ler individualmente ou em duplas ou grupos, mais rápido ou mais lentamente, ler sussurrando ou falando bem alto, ler fazendo vozes diferentes (mais grave ou mais fina), imitando o som dos animais etc.

- Leia com os alunos o poema que fala sobre o bicho-da-seda. Peça a opinião deles sobre a razão de se afirmar que ele é "ecologicamente correto". Comente que a compreensão desta afirmação depende de se saber como o bicho-da-seda trabalha (produzindo naturalmente o fio que será matéria prima da confecção de tecidos, como a seda) e de se estabelecer relações entre essas características e o conteúdo dos versos.

Se necessário, peça que façam uma pesquisa sobre esse animal. - Os versos que falam sobre a cigarra remetem os leitores a uma música popular brasileira, o "Samba de uma nota só", de Tom Jobim e Newton Mendonça.

Escute a música com os alunos e explore as relações feitas por Denise Rochael em seu poema. - É comum os poemas explorarem as muitas possibilidades de sentido das palavras.

No poema sobre a minhoca, a autora usa palavras e expressões que jogam com os significados. Leia-o com os alunos, peça para identificarem essas expressões e explicarem o que significam.

Questões de linguagem - A linguagem da literatura e, especialmente a da poesia, experimenta bastante os ritmos, as rimas, as imagens e as metáforas com o objetivo de criar novos sentidos e relações entre as coisas.

Peça aos alunos para lerem o poema sobre o bicho-pau e para  comentarem a imagem trabalhada em seus versos. Por que o bicho-pau tem esse nome" Explore o fato de que o próprio nome desse animal trabalha com a ideia metafórica relacionada a um pedaço de pau, por causa de sua aparência.

Peça também para que comentem as relações entre esse poema e a ilustração feita para ele. - Muitas vezes, a pontuação de um verso é alterada com o objetivo de criar novos significados e, até mesmo, intrigar o leitor: é o caso do poema sobre o beija-flor, que transforma o substantivo beija-flor em verbo e, para isso, altera a organização da frase e a pontuação usual (que, normalmente, seria: beija-flor , o passarinho, ...) retirando a primeira vírgula para criar novas possibilidades de sentido.

Leia-o com os alunos e converse sobre essa questão. - Peça aos alunos que leiam o poema sobre a lesma. Pergunte a opinião deles sobre a razão de estar escrito daquela forma.

Leve ao conhecimento deles a ideia de que as letras, aqui, são utilizadas também como recurso de imagem (no caso, os muitos "SSSSSS" sugerem o rastro da lesma e também a ideia de lentidão, de algo que se arrasta, como é próprio deste animal).

- Leia para os alunos o poema "A poesia é uma pulga", de Sylvia Orthof (do livro A poesia é uma pulga) para mostrar uma outra maneira de brincar com as palavras, criar imagens e estabelecer relações a partir de um animal que também está no livro Proibido para maiores .

Bate-papo & Companhia - Converse sobre a expressão "Tamanho não é documento" e peça aos alunos que expliquem o que significa. Comente que nestes poemas sobre bichos bem pequenos podemos constatar que, apesar do tamanho, alguns podem provocar medo e muita confusão.

É o caso de escorpiões, aranhas, pulgas, piolhos, baratas, carrapatos, cupins e formigas, entre outros. E tem também aquela história de que elefantes têm medo de ratos... Então, o tamanho pode ser relativo " nem sempre ser maior significa ser mais importante, forte, poderoso ou amedrontador.

- Continuando, converse com a classe a respeito da importância da diversidade de formas de vida em nosso planeta e que isso inclui plantas e animais. - Peça aos alunos que escolham um animal que acharam interessante no livro, façam uma pesquisa e preparem um texto curto sobre ele para apresentarem para a classe.

Aponte as diferenças do modo de se falar dos animais nos poemas e no texto informativo, enfatizando características como a polissemia e a ambiguidade do texto poético e a objetividade e clareza da informação.

Produção de texto - Os poemas deste livro falam sobre bichos que existem. Que tal criar poemas sobre bichos que não existem, inventados por você" - Se você fosse um bicho, qual gostaria de ser e por quê" Crie um texto sobre esse tema.

Projeto gráfico - Peça à turma que observe a capa do livro e explore as cores, tamanhos e tipos de letra, dados sobre autor, ilustrador, editora etc. Pergunte a eles o que sugere o modo como o título está impresso (que nos remete a um carimbo com um alerta sobre algo).

Converse com os alunos sobre os efeitos que esta capa provoca. - Observe as ilustrações de cada poema e explore as relações entre os animais enfocados e as imagens. - Organize com os alunos a montagem de um livro com os poemas e os textos feitos por eles no item Produção de texto .

Peça a eles também que preparem ilustrações tanto para a parte interna quanto para a capa. Faça um concurso para que seja escolhido um nome para o livro: todos os que quiserem poderão sugerir títulos, que serão votados pela classe.

Todos serão autores da obra.

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraFormato
IdiomaPortuguês
ISBN8572086463 9788572086462
FormatoCapa comum
Páginas24
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Proibido Para Maiores - Conforme Nova Ortografia. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões

Nós recomendamosindicamos a leitura...

A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.

Leia agora! →