Recém-saída do nascedouro, em fins da década de 1960, a Semiótica foi atingida por uma verdadeira cruzada antiestruturalista que impediu a difusão de seus métodos no âmbito das Ciências Humanas, tanto na Europa como no Brasil.
O interesse dessa teoria pela construção do sentido nos textos verbais e não-verbais era então interpretado como uma visão redutora de uma realidade social e psicológica mais ampla que teria primazia sobre esses conteúdos textuais.
Se as bases da semiótica de A. J. Greimas estavam realmente fincadas em princípios estruturais, seus projetos para o futuro eram bem outros: compreender não só a organização dos enunciados, mas também a instância e os mecanismos da enunciação; descrever não só a razão, mas também a emoção que acompanha os discursos; identificar valores éticos, estéticos e políticos; desvendar as estratégias persuasivas implicadas em toda a comunicação; analisar as atuações publicitárias e as manifestações artísticas de um modo geral.
Enfim, os projetos eram ambiciosos e, felizmente, persistiram na pena de poucos, mas decididos, estudiosos da construção do sentido. Hoje, com a publicação deste volume, dedicado à análise de textos mitológicos, políticos, publicitários, literários, de filmes, canções, histórias em quadrinhos, espetáculos de dança e até locução esportiva, temos a sensação de que a Semiótica ressurge, madura e bem articulada, para ocupar o lugar que sempre lhe pertenceu de direito no seio da vida social.
Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.
Autor(es) | |
Editora | Contexto |
Idioma | Português |
ISBN | 8572442839 9788572442831 |
Formato | Capa comum |
Páginas | 286 |
Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.
Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.
Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Semiótica. Objetos e Práticas. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.
A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.