Pular para o conteúdo
Início » Literatura clássica: Por que vale a pena ler os clássicos?

Literatura clássica: Por que vale a pena ler os clássicos?

    A literatura clássica nos traz obras que se tornaram imortais por meio do teste do tempo, sua leitura é amplamente recomendada para aqueles que desejam adquirir uma melhor compreensão da vida, história e cultura.

    Os clássicos nos ensinam muito mais do que simplesmente como sobreviver, trata-se dos nossos próprios valores e como os obras da literatura clássica ajudam a aprender mais sobre nós mesmos.

    Os benefícios da leitura da literatura clássica

    Ler clássicos tem benefícios únicos:

    • Aumente seu vocabulário e seus conhecimentos de gramática ao ler frases e palavras originais que não são mais usadas atualmente .
    • Aumente sua compreensão do mundo à ler obras que expressam a história, a cultura, as crenças e os valores de outras épocas.
    • Desenvolva sua capacidade de análise e crítica ao encontrar metáforas e simbolismos interessantes.
    • Ganhe uma compreensão mais profunda de temas psicológicos, sociais e filosóficos.
    • Aumente sua capacidade de escrita e crítica ao identificar os recursos usados pelos autores clássicos para construir suas obras.

    Da mesma forma, ao ler a literatura clássica, você adquire muito mais do que um conhecimento acadêmico, você recebe um saber sobre a vida, sobre como nos relacionamos e sobre quem somos.

    A importância dos clássicos

    Os clássicos têm uma grande importância porque têm muito a ensinar. Eles nos ensinam sobre o passado e como o passado pode influenciar o presente. Muitas das obras da literatura clássica representam temas que todos os seres humanos experienciam, como o amor, a perda, o desejo, a dor, a felicidade, etc. Além disso, eles nos ensinam sobre os problemas e as alegrias de viver numa determinada época.

    Além disso, a leitura dos clássicos também nos ajuda a desenvolver nossas habilidades de análise e crítica. Ao ler essas obras, você está lendo um conto escrito por outra pessoa para transmitir alguma mensagem. Quando você ler a obra, você é capaz de refletir sobre o que o autor está tentando dizer, para então formar sua própria opinião e aprender com ela. Ao formular sua própria opinião, você pode usar sua habilidade de análise e crítica para analisar se o que o autor disse é verdade ou não.

    Tabela Comparativa entre Livros Clássicos e Modernos

    CaracterísticasLivros ClássicosLivros Modernos
    AutoresGeralmente os autores são mortos.Geralmente os autores são vivos.
    Estilo de escritaGeralmente são mais complicados, retos, melódicos ou poéticos.Geralmente são mais diretos, simples e objetivos.
    TemasGeralmente tratam de temas mais amplos, abstratos ou filosóficos.Geralmente são temas mais próximos da realidade.
    Nível de leituraMais difícil.Mais fácil.

    Enfim, ler clássicos tem muitos benefícios, tanto para nos inspirar quanto para desenvolver nossas habilidades intelectuais. No entanto, é importante lembrar que os clássicos não são necessariamente mais importantes do que os modernos. Ambos podem ajudar a nos ensinar sobre nós mesmos e sobre o mundo, eles só abordam temas de maneira diferente.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.