5 dicas para escolher a melhor estante para livros em 2021

Estante para Livros

Todo leitor sonha com ter um espaço em sua casa com apenas os seus livros – seja este espaço um cômodo inteiro, como uma verdadeira biblioteca particular, ou um lugar específico para ficar junto com seus livros.

Uma coisa é certa: independente do seu espaço literário, você precisa ter uma boa estante de livros!

Nas estantes, seus livros ficam guardados visivelmente, de forma que você possa pegá-los com facilidade quando precisar, e também ficam protegidos – caso você os guarde corretamente.

Porém, escolher uma estante para livros não é uma tarefa fácil e existem alguns erros que você NÃO pode cometer. Confira as 5 dicas para escolher a melhor estante para livros!

1. Estantes de madeira

Sempre surgem algumas modas diferentes quando o assunto é decoração e as estantes de livros não ficam de fora das tendências.

Por exemplo, houve uma época de muita moda das estantes de livros de vidro. Porém, é claro que não durou muito, especialmente por conta da falta de praticidade e segurança que esse material tem. 

Uma estante de vidro corre um grande risco de quebrar com facilidade, afinal os livros são objetos muito pesados. Assim, corre o grande risco de você sofrer um grave acidente em sua casa e até mesmo perder grande parte dos seus livros, caso a estante se quebre. 

Por outro lado, estantes de ferro/alumínio não são um bom investimento. Com o passar do tempo, elas correm o risco de empenar, especialmente por conta do peso dos livros. Mas não somente isso!

Este é um material muito mais frio e essa umidade toda pode passar para os livros, gerando mofo e outros problemas que acabam com eles. 

Já a madeira é o material perfeito para uma estante, especialmente por ser bem mais resistente e seguro. 

2. Qualidade

No entanto, não basta simplesmente a estante ser de “madeira”, é importante você conferir qual é o material dela!

Existem muitas estantes que são de MDP e este definitivamente não é um bom material para uma estante de livros de madeira.

O MDP é um material muito frágil e, com o passar do tempo, acaba entortando, quebrando e até mesmo “esfarelando”, ou seja, ele vai perdendo a sua estrutura.

E vale falar novamente: livros são objetos muito pesados! Ou seja, a não ser que você compre um Kindle para ler livros digitais, é necessária uma estrutura firme que aguente todo o peso dos seus livros físicos diariamente, por muitos anos.

o MDF, que é outro material mais resistente, é perfeito para estantes de livros. Caso você queira investir ainda mais, vale a pena pesquisar por estantes de madeira maciça, que costuma durar até mesmo décadas!

Na hora de comprar uma estante, é importante pesquisar bem isso e conferir exatamente qual é o seu material.

Uma estante de livros normalmente é um investimento, afinal não é um móvel que nenhuma pessoa deseja trocar a cada ano. Por isso, escolha bem um material que vá durar, pelo menos, alguns anos. 

3. Proteção

É importante também pensar em outros aspectos que envolve guardar os livros em uma estante, como a proteção deles.

Se você mora em uma região em que há muita poeira ou se você possui animais de estimação que soltam pelos, como gatos e cachorros, é importante buscar uma estante que garanta uma proteção a mais para seus livros, a menos que você queira ter que limpá-los quase todos os dias!

Existem modelos lindos de estantes para livros com portas, que protegem mais os livros. Normalmente, essas estantes são de madeira, mas possuem portas de vidros, que possibilitam a visibilidade dos livros mesmo estando com as portas fechadas.

Mas também existem modelos de estantes com nichos que ajudam a proteger bastante o livro, já que são mais fechadas.

Vale a pena pesquisar bastante para conferir qual modelo agrada mais você, mas de todo modo é sempre importante lembrar que quanto mais aberta for a estante, mais você terá que limpar todos seus livros com frequência.

4. Espaço

Um grande problema enfrentado por leitores que desejam comprar suas estantes de livros é o espaço!

Nem toda casa tem um espaço grande o bastante para uma ótima estante, e, além de pesar muito, livro também ocupa bastante espaço!

Existem estantes que podem ser montadas de formas diferentes, como uma estante modular. Neste caso, uma estante é composta por, por exemplo, 3 estantes diferentes e você pode usá-las juntas, uma do lado da outra, ou em paredes diferentes e separadas.

É muito mais prático e ideal especialmente para quem muda com frequência de casa e, assim, não precisa se preocupar em ter uma parede grande e livre para uma estante só.

Além disso, existem outras boas opções, especialmente para quem não possui centenas de livros, como uma boa estante para livros em rack, ou uma estante suspensa na parede, que ocupa apenas o espaço acima, que já ficaria livre de qualquer jeito. 

5. Quantidade de livros

Por fim, a última dica que precisamos te dar para você fazer uma boa compra da melhor estante para livros para sua casa é avaliar a quantidade de livros!

Mas preste atenção: a menos que você seja um leitor que gosta de trocar livros ou faça doações com frequência, é importante sempre comprar uma estante com, pelo menos, uma capacidade de 20% a mais dos livros que você já possui.

Ou seja, se você tem 800 livros em sua casa, compre uma estante que comporte uns 1.000 livros!

Afinal, você pretenderá comprar novos livros de agora em diante e, com o passar do tempo, sua estante vai acabar ficando demais!

Um erro muito comum dos leitores quando vão comprar uma estante é comprar na medida exata para os livros que já possui. Portanto, não faça isso! Pense na quantidade de livros que você já tem e em todos os livros que pretende comprar no próximo ano.

Quanto mais espaço você tiver, melhor será para guardar todos os livros e também não danificar o móvel com o excesso de peso.

Aproveite essas dicas e faça uma excelente compra, sem erros!

Você possui alguma dica extra para comprar estante de livros? Comente aqui embaixo sua experiência e o que você recomenda ou não recomenda!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *