5 Melhores Livros em Inglês para Iniciantes em 2021

Criança lendo em inglês

Uma das partes mais importantes quando você está aprendendo inglês é se familiarizar com a língua através da leitura de livros. E é importante ressaltar que você precisa ir além daqueles livros didáticos e técnicos, e começar a ler realmente livros de ficção e não-ficção.

Esses livros te ajudam a entender como os nativos falam e escrevem e, assim, você amplia seu vocabulário e aprende a gramática de forma muito mais prática, vendo como é usada, de fato.

No entanto, para começar a ler livros em inglês é necessário começar dos primeiros passos, pegando livros que são mais simples e possuem uma linguagem mais fluida, que permitirá que você leia sem grandes dificuldades.

Separamos 6 dicas dos melhores livros em inglês para iniciantes para te ajudar nessa missão de começar a ler em inglês!

1. I’ve Got Your Number, de Sophie Kinsella

A Sophie Kinsella é uma grande escritora da atualidade com dezenas de livros no estilo de comédia romântica. Ela possui muitos livros que foram traduzidos aqui no Brasil e a sua linguagem é super simples: frases curtas, muitos diálogos e histórias divertidas, romântica e envolventes.

Ou seja, muitos elementos que contribuem para uma leitura em inglês quando se é um iniciante!

I’ve Got Your Number é um dos seus livros em inglês que é mais fácil de ler! Embora possua 450 páginas, é um livro com frases muito simples e fáceis que permitem que você avance na leitura com facilidade.

Além disso, é um excelente livro para quem deseja se familiariza com o inglês da rotina (com gírias e expressões que são faladas pelos nativos), por ser um livro mais descontraído e atual. 

2. The Outsiders, de S. E. Hinton

The Outsiders é uma das ficções de formação nos EUA, ou seja, um livro que é lido por alunos do ensino fundamental em suas classes de literatura.

Dessa forma, já dá para entender que o livro possui uma história mais simples e uma linguagem fácil de ser lida, mesmo por quem ainda não possui um amplo domínio do inglês.

Entre várias recomendações por professores de inglês, este é um dos livros mais indicados, sem dúvidas, para quem deseja começar a ler livros nesta língua.

O livro é narrado pelo personagem protagonista da história, que possui 14 anos e a história gira em torno de duas gangues rivais de garotos adolescentes.

A vantagem é que este também é um livro repleto de gírias e expressões comuns do dia a dia, perfeito para quem deseja se familiarizar com língua “falada”.

3. Charlotte’s Web, de E. B. White

Se você ainda não sente muita confiança de encarar livros maiores em inglês, vale a pensa começar por livros mais simples e básicos, como o Charlotte’s Web.

O livro é indicado especialmente para crianças entre 8 a 12 anos de idade e possui uma história interessante para esta faixa etária,  por tratar de temas como amor, amizade, vida e morte de forma infantil.

A sua primeira edição foi publicada em 1952, ou seja, 70 anos atrás e até hoje é muito lido por crianças nos Estados Unidos, se tornando já um clássico infantil.

A leitura é bem simples, com vocabulário fácil de ser entendido, história interessante e possui apenas 196 páginas. Ou seja, perfeito para quem está iniciando as leituras em inglês!

4. The Hate U Give, de Angie Thomas

Se você gosta de histórias adolescentes que tratam de temas sérios e importantes, como o racismo, o livro The Hate U Give é uma excelente opção de leitura!

Este livro já foi publicado aqui no Brasil, com o título “O Ódio que Você Semeia” e, inclusive, já possui uma adaptação cinematográfica, se tornando um livro super importante de ficção adolescente.

É uma leitura bastante intensa e envolvente, no ponto de vista da história, mas que possui uma linguagem super simples e objetiva, sendo bem fácil de ler em inglês também.

Além disso, por se tratar de um livro recomendado especialmente para adolescentes, a partir de 14 anos, ele possui uma linguagem bem do dia a dia, com gírias e expressões próprias do inglês falado.

Ou seja, perfeito para quem deseja se familiarizar com a língua e adquirir vocabulário prático.

5. Twilight, de Stephenie Meyer

Crepúsculo foi uma absoluta febre nas últimas décadas e milhões de pessoas, especialmente os adolescentes, leram os livros ou, pelo menos, viram os filmes.

E acontece que Twilight é um livro realmente excelente para quem deseja começar a ler livros em inglês! Isso porque é uma história com a qual muitas pessoas já estão familiarizadas (se você já leu os livros em português, isso pode ajudar muito!) e que possui uma linguagem super simples e fácil de ser entendida!

O livro é grande, pois tem quase 500 páginas, mas foi escrito especialmente para adolescentes a partir dos 12 anos, portante é bem simples e rápido de ler, caso você tenha interesse pela história.

Então, se você não tem nenhum preconceito com Crepúsculo, recomendamos demais que você dê uma chance ao livro em inglês, pois ele pode te ajudar demais!

Dicas para ler em inglês para iniciantes

  • Leia livros em inglês que já tenha lido em português. O fato de você já saber um pouco da história ajuda muito a conseguir ultrapassar algumas barreiras comuns para quem está começando a ler uma segunda língua e se manter motivado a terminar o livro;
  • Não tenha vergonha de ler livros mais básicos, como para crianças ou adolescentes;
  • Opte por livros com frases, parágrafos  e capítulos curtos, que vão te ajudar a não se cansar tanto durante a leitura;
  • Evite ao máximo pesquisar o tempo inteiro significado de palavras ou expressões e se esforce para entendê-los pelo contexto.

Começar a ler livros em uma segunda língua é um desafio e tanto, mas com certeza vale muito a pena todo o esforço e dedicação! Com disciplina, você conseguirá evoluir bastante e ler cada vez mais e melhor, conseguindo concluir obras cada vez mais difíceis e complexas, como os livros clássicos.

Conte aqui nos comentários se você já tentou ler um livro em inglês e como foi a sua experiência!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *