Um dos maiores historiadores da arte italiana, ao lado de Giulio Argan (História da arte italiana), Roberto Longhi (1890-1970) detinha incomparável conhecimento do assunto, contribuindo, ao mesmo tempo, para a formação do método da moderna crítica de arte.
Também pode ser considerado um dos maiores escritores de língua italiana do século XX, um mestre da arte de escrever sobre a arte. Sua visão extremamente original e pessoal dos rumos da arte no Ocidente explica o entusiasmo com que defende seus pontos de vista.
Com estilo acalorado, Longhi concebe neste livro, antes de tudo, a ideia de uma história da pintura pura, desvinculada de qualquer ligação com a erudição histórica e literária, de qualquer tradição nacional, e vista como desenvolvimento do pensamento formal.
A evolução da pintura é abordada com ousadia, quase sem datas, sem episódios biográficos ou apoio de qualquer psicologismo. Como uma primeira síntese do crítico, o livro permite entender melhor a complexidade do pensamento de Longhi no movimento contínuo entre passado e presente.
A obra de arte é, antes de tudo, para ele, um conjunto de relações que revelam o contato entre épocas e personalidades diversas, sugerindo uma visão crítica geral da história da arte a partir dos valores da modernidade.
Sua visão da arte italiana surge da intuição exata e precoce dos valores da arte moderna. Assim, Botticelli é o supremo artista da linha dinâmica; Leonardo é mais cientista do que pintor; Correggio, um grande desenhista, mas somente da feminilidade no seu aspecto leviano; Michelangelo, última grande expressão do desenho como linha funcional vibrante em massa de plasticidade contida, fusão de estilo plástico, de estilo linear e de perspectiva na ideia de bloco.
Andrea del Sarto, Sebastiano del Piombo e o último Rafael estão no limiar do academicismo. Com este título tem início a publicação de uma série de obras do historiador, que incluirá ainda Piero della Francesca e Caravaggio.
Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.
Autor(es) | |
Editora | Cosac & Naify |
Idioma | Português |
ISBN | 8575033972 9788575033975 |
Formato | Capa comum |
Páginas | 192 |
Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.
Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.
Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Breve Mas Verídica História Da Pintura Italiana. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.
A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.