'A imprensa e o dever da verdade'' Não bastassem as credenciais que o apresentam como um dos maiores juristas e políticos da história, Rui Barbosa ainda notabilizou-se por tantos outros feitos.
Entre eles estão a luta pelo abolicionismo, a fundação da Academia Brasileira de Letras (ABL) e também o fato de ter sido agente diretamente responsável pela fundação da República. Entretanto, na atividade jornalística o baiano também obteve grande destaque.
Foi um dos grandes teóricos e praticantes da área, ajudando a construir – e a questionar – a prática da imprensa no país. Foi grande defensor de veículos combativos, incorruptíveis e pautados pela liberdade.
''Oração aos Moços'' Rui Barbosa é um dos maiores nomes do Direito e da política brasileira. Jurista, professor, parlamentar, um dos autores da Constituição Republicana e membro da Academia Brasileira de Letras, o escritor aprofunda, em Oração aos Moços, a discussão sobre o papel do jurista perante a sociedade.
Paraninfo dos formandos de 1920 da Faculdade de Direito de São Paulo, Rui Barbosa escreveu esta obra para ser o seu discurso — no entanto, o discurso nunca ocorreu, devido ao estado de saúde já debilitado do jurista, que viria a morrer poucos anos depois, em 1923.
''O dever do Advogado'' Em meio a um profundo dilema sobre ética e Justiça, o advogado Evaristo de Morais resolve enviar uma carta para consultar Rui Barbosa, o colega de profissão e grande nome do Direito e da política brasileira, na tentativa de solucionar seus questionamentos pessoais e profissionais.
Todo o conteúdo dessa carta somado aos textos escritos por Rui Barbosa como resposta ao amigo e pelo próprio Evaristo de Morais como consideração final constituem O Dever do Advogado, formando um dos grandes clássicos da literatura brasileira e, sobretudo, um dos manuais do Direito para as novas gerações de juristas do País.
Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.
Autor(es) | |
Editora | Hunter Books |
Idioma | Português |
ISBN | 8565042618 9788565042611 |
Formato | Capa comum |
Páginas | 294 |
Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.
Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.
Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Clássicos de Rui Barbosa. Oração aos Moços, o Dever do Advogado, a Imprensa e o Dever da Verdade - Caixa. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.
A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.