Livro Pesadelo Na Neve

Entre Linhas Mistério Pesadelo na neve Graziela Bozano Hetzel Projeto de trabalho interdisciplinar Guia do professor Este projeto tem como objetivo levar os alunos a refletir sobre um tema que permeia a obra Pesadelo na neve: a diferença entre fato (aquilo que é real) e suspeita (aquilo que é incerto).

As atividades aqui sugeridas estão divididas em três partes. A primeira se destina a motivar os alunos para a leitura integral do livro. A segunda pretende levá-los a discutir e a ampliar seus conhecimentos acerca do tema em questão.

A terceira parte consiste na criação e na apresentação de uma novela de mistério radiofônica. Motivação para a leitura 1. Exiba aos alunos na sala de aula ou, se a escola tiver, na sala de vídeo, o filme Rashomon (Japão/1950/Tocantins), de Akira Kurosawa, em que um crime é contado sob diferentes pontos de vista, por quatro testemunhas, sem que, no entanto, uma versão desminta a outra.

Caso tenha dificuldades para encontrar o filme proposto, uma outra sugestão é As duas faces de um crime (EUA/1996/CIC Vídeo), de Gregory Hoblit, em que um ambicioso advogado defende um rapaz acusado de assassinar o arcebispo de Chicago.

Trata-se de um caso de dupla personalidade que surpreende pelo desfecho inesperado. Se ficar com esta opção, faça ligeiras adaptações nas questões 2 e 4, de acordo com a trama da história.

2. Converse com os alunos sobre o filme. Peça a opinião deles a respeito e deixe-os falar à vontade. A seguir, defina com os alunos o que são fatos e o que são suspeitas, confirmando no dicionário as conclusões a que chegaram.

Pergunte-lhes se, no decorrer do filme, levantaram suspeitas sobre as versões que foram mostradas e se ficaram satisfeitos com os fatos apresentados. 3. Solicite aos alunos que leiam o livro Pesadelo na neve, prestando atenção especial nos pontos ressaltados na conversa sobre o filme.

Do texto ao contexto 4. Promova uma discussão em sala de aula, perguntando aos alunos quais são as semelhanças e as diferenças entre o livro Pesadelo na neve e o filme Rashomon, no que diz respeito ao tratamento dado aos fatos que são apresentados e às suspeitas que vão sendo levantadas no decorrer das respectivas tramas.

Para facilitar a discussão, divida o quadro-negro ao meio e escreva em uma metade o nome do filme e na outra o nome do livro. Em seguida, divida a primeira metade em outras duas colunas e escreva fatos na primeira coluna e suspeitas na segunda.

Faça o mesmo com a outra metade do quadro-negro. Depois, vá anotando os fatos e as suspeitas que os alunos apontarem durante a conversa. Numere os fatos e as suspeitas cronologicamente.

Finalmente, induza os alunos a comparar as duas histórias de modo geral, observando o desenvolvimento da ação e as mudanças de cenas, situações de suspense, descobertas que contradizem ou não as aparências iniciais, etc.

Criação e apresentação da novela radiofônica 5. Peça aos alunos que formem quatro grupos de trabalho. Sorteie as equipes, atribuindo-lhes uma ordem numérica. Diga aos alunos que irão criar e apresentar uma novela de mistério radiofônica, atentando para que várias suspeitas possam ser levantadas pelos ouvintes e vários fatos lhes sejam apresentados.

6. Caberá ao grupo 1 escrever a primeira parte da história, na qual as personagens principais e secundárias serão definidas e o início da trama, esboçado. Estabeleça um prazo razoável para que a tarefa seja cumprida.

Peça ao grupo que providencie cópias do texto para as outras equipes. 7. Com base na primeira parte do texto redigida pelo grupo 1, peça a todas as equipes que elejam um ou dois membros de seu grupo para representar o papel das personagens e do narrador.

Lembre-os de que na radionovela a sonoplastia também é muito importante. Portanto, cada equipe deverá indicar um ou dois integrantes para cuidar dos ruídos, efeitos acústicos e das músicas que irão integrar a trama.

8. Solicite aos alunos que irão desempenhar o papel das personagens principais e secundárias e do narrador que representem, na sala de aula, o texto escrito pelo grupo 1. Em seguida, analise com os integrantes dos outros grupos se há problemas de encadeamento lógico e/ou omissões graves no texto apresentado.

Se houver falhas, anote-as no quadro-negro e peça ao grupo 1 que as corrija. Repita as atividades deste item toda vez que uma equipe terminar de redigir sua parte da novela.     9.

O grupo 2 dará continuidade à trama, definindo as ações de cada personagem. O grupo 3 escreverá a penúltima parte da novela, cujo principal objetivo é a criação do clímax, pouco antes de todo o mistério ser desvendado.

Para encerrar, o grupo 4 escreverá dois finais diferentes, os mais surpreendentes possíveis, dentre os quais um será eleito o preferido por todas as equipes. 10. Agora que a história está completa, os alunos deverão iniciar os ensaios da radionovela sob a orientação do professor de Artes.

Aqueles que não participarão diretamente da apresentação poderão contribuir com sugestões quanto à interpretação dos colegas e à sonoplastia.  11. Quando tudo estiver pronto, marque uma data para a exibição da novela radiofônica a outras turmas da escola.

Ao final da apresentação, organize uma conversa com os ouvintes para saber a opinião deles a respeito.

Ficha Técnica do Livro

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Autor(es)
EditoraSaraiva
IdiomaPortuguês
ISBN8535706100 9788535706109
FormatoCapa comum
Páginas72
Livro físico na

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